Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, a
Fundação 2 de Julho, sediou o XIX Torneio Nacional de Ginástica Artística, tendo como participantes 310 atletas de diferentes estados do Brasil, 35 delegações e 28 árbitros.
O ginásio da 2 de Julho vibrou com as apresentações, porém, antes de organizar esse evento com os apoios da
Secretaria Municipal de Cultura, da
Sudesb, da SETRE (Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), da empresa 19 Sports e Marketing Esportivo, algumas medidas foram tomadas, como relata Maria Elisa Lemos, Presidenta da Federação da Bahia de Ginástica: “Para trazer a ginástica, foi preciso apresentar uma proposta na assembléia geral da
Confederação Brasileira de Ginástica, depois dessa apresentação, a proposta foi colocada em votação para outros membros que são os presidentes das federações”.
Para a professora de
Ginástica Artística do Colégio 2 de Julho, e também organizadora do evento, Rosenilde Evangelista, este torneio só trará benefícios, pois a partir dele, a Bahia pode perceber a existência da Ginástica Artística no estado, e os ginastas da localidade podem adquirir mais aprendizado.
Famílias de outros estados vieram acompanhando os seus filhos e filhas nesta jornada de disputa que é tão árdua e difícil, como conta Rafael Bezerra, pai da ginasta de Barueri São Paulo: “A família tem que apoiar porque a ginástica artística não é muito valorizada, e as ginástas praticam realmente por amor, a vida delas não é simples, elas treinam seis dias por semana, quatro horas por dia, é uma vida difícil, mas elas adoram o que fazem”.
A Instituição 2 de Julho foi escolhida por ser considerada o maior centro de treinamento de ginástica da Bahia, pois possui 400m², e por apresentar toda aparelhagem necessária para as competições.
Leia Mais...